Odontopediatria

A saúde oral é indissociável da saúde geral da criança. A odontopediatria dedica-se ao tratamento da saúde oral da criança de uma forma preventiva e terapêutica. Aconselha-as sobre a adopção de bons hábitos de escovagem e nutrição, minimizando a possibilidade de existência de cáries dentárias e acompanha o seu desenvolvimento ao nível da função fonética e de mastigação.

 

A infância, para além de ser uma etapa que tem associadas patologias próprias da fase de crescimento e de alterações a nível oral, carateriza-se também por ter o maior número de incidências de quedas e fraturas de dentes.

 

É fundamental estabelecer, desde tenra idade com o pequeno paciente, uma relação de confiança e colaboração, de forma a potenciar a deslocação ao Médico Dentista como uma experiência positiva, favorecendo a sua relação futura e o cuidado com a sua dentição.

 

A frequência de consultas de odontopediatria varia de criança para criança, mas é recomendada de 6 em 6 meses ou, pelo menos, 1 vez por ano. Dela pode depender uma dentição definitiva saudável.